Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dica de Filme - Jogos de Guerra (1983)

Esse é um daquele filmes esquecidos. Quer dizer, esquecido não, mas não é nem um dos primeiros que lhe vem à cabeça quando se é perguntado qual filme fala sobre a Guerra Fria. Ou quando se é perguntado sobre qual um bom filme sobre vídeo-games antigos. Ou quando se é perguntado sobre qual um bom filme com o Matthew Broderick. (Difícil essa última também...)



Por mais datado que esteja, devido à tecnologia, esse filme ainda está mais do que "assistível". A narrativa é muito boa e não te deixa entediado em nenhum momento. Claro que uma pequena suspensão de descrença deve ser considerada, já que o enredo do filme se baseia em um adolescente tendo acesso a um computador do governo que controla mísseis nucleares. Mas mesmo assim, com essa premissa bem "Sessão da Tarde", quando o filme se desenvolve a história chega até a ser crível em alguns momentos. 

E além dessa história bem contada em uma ambientação atraente (conflitos da Guerra Fria), o filme consegue gerar uma reflexão sobre os caminhos que a humanidade estava tomando, os métodos de intimidação e proteção militar e a reflexão em si sobre o quanto de poderio bélico uma nação pode e/ou deve ter. Com certeza, esse está na lista de filmes históricos e filosóficos que você deve assistir.

Pra quem gosta de informática e a história da evolução dos computadores, o filme também é de modelos bem primitivos que causam até agonia de ver o tanto de trabalho que precisava só pra fazer simples comandos.



Legal também é ver o Matthew Broderick pré-Ferris-Bueller do "Curtindo a Vida Adoidado" contracenando com a Ally Sheedy, que viria alguns anos depois interpretar a Allison no "Clube dos Cinco" (a maluquinha de preto).

Então é isso. Já conhecia o filme? Comente. Não conhecia? Dá uma olhada no trailer abaixo e, se se interessar, procure-o para assisti-lo. Já aviso que não é tão fácil achar =) Até a próxima.



CPE 1704 TKS

0 comentários:

Postar um comentário